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3 sintomas que já é (ou passou) a hora de investir em marketing digital

Você já buscou alguma empresa ou serviço na internet quando precisou? E já pensou que seus clientes fazem o mesmo? E aí, eles te encontram? E O QUE eles encontram sobre você?

Se não ficou satisfeito com a resposta a alguma dessas perguntas vem ler este texto e conferir 3 indicativos que já é (ou passou) a hora de investir em marketing digital.

Pergunto mais, quantas vezes você pesquisa e procura indicações de alguma empresa na internet, seja buscando no Google ou nas mídias sociais? Já teve alguma sobre a qual procurou e não encontrou?

O novo hábito digital

A popularização da internet foi um marco, mas a inclusão digital da internet móvel com a chegada dos smartphones em um país que há estatísticas de mais de 1 celular por pessoa, levou a conexão a um patamar estrondoso.

Isso impacta grande e diretamente na forma como as empresas se relacionam com seus clientes (neste caso, seguidores, que podem nem ser clientes ainda!).

Na minha opinião a principal reflexão a se fazer hoje não é “se vou investir em marketing digital ou não” mas “como vou investir da melhor maneira em marketing digital”.

Mas eu só tenho loja física, preciso investir em marketing digital?

O marketing digital hoje é uma necessidade no meu ponto de vista.
Só para se ter uma ideia, um levantamento feito pelo SPC Brasil mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet fazem pesquisas online antes de comprar em loja física.

Será que já é hora de investir em marketing digital?

Há principalmente 3 pontos chave que posso destacar aqui:

1. Seus concorrentes já estão na internet?

Se os seus concorrentes já estão trabalhando a presença online da marca deles e você ainda não, é sinal que em uma busca sobre o mesmo serviço ele será encontrado e você não. Simples assim. E quem o cliente vai procurar?
Caso você já esteja na internet mas note que seus concorrentes tem uma imagem e presença melhores que a sua, está na hora de investir e profissionalizar ou de rever a estratégia.

2. Credibilidade

A internet é um excelente meio para você mostrar a que veio! Dentro da sua estratégia digital você pode mostrar através de textos, imagens, publicações, vídeos ou o que mais tiver em mente todo o seu conhecimento e o quanto domina o seu negócio.
A flexibilidade e abrangência são extremamente amplas, o que torna o processo muito mais rápido e efetivo.

3. Maior capacidade de mensuração

Eu não dispenso e não indico deixar de usar os impressos e materiais antes considerados tradicionais, pois eles são sim muito importantes para compor o branding e a identidade visual da empresa.

Mas vamos considerar que o digital nos permite uma mensuração que nenhum outro material ou publicidade até hoje não permitia. E em tempo real.

É praticamente automático sabermos se uma ação deu certo ou não, se precisa fazer algum ajuste ou se precisa rever a estratégia.
Profissionalize seu marketing

Por isso, mais uma vez, a importância de ter um bom profissional por trás do seu investimento em marketing digital: para planejar e executar as estratégias que trarão melhores resultados ao seu negócio.

E aqui vamos além do marketing digital… já pensou em contar com um departamento de marketing terceirizado?
Sim, é possível! Diria até que bem indicado. Dê uma olhada sobre esse tema no texto da minha parceira Alana M. Fioravante: Ainda na dúvida sobre terceirizar o seu departamento de Marketing?

Espero ter ajudado com essas dicas. Caso tenha algum assunto ou dúvida que gostaria de ver respondida aqui no blog, deixe aqui nos comentários!

Sobre a Autora

Apaixonada e atuante na área de comunicação e marketing há mais de 20 anos, hoje se dedica a melhorar os resultados de marketing de Softwares Houses e empresas de Tecnologia de todo Brasil. Fundadora & CEO da Byte Comunicação, Agência Especializada em Marketing para Software House e TI, Co-criadora do Método Suporte 4Ps. Formada em Comunicação Social e Pós Graduada em Marketing, foi diretamente responsável pelo marketing de uma Software House por mais de 8 anos.

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