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5 dicas para criar o nome da empresa perfeito

Quando decidimos abrir uma empresa ou um negócio, a segunda coisa que se pensa é: qual será o nome da empresa? Ele só fica atrás do segmento do negócio a ser montado – pelo menos em mais de 90% dos casos.

Aposto que você já viu nomes que achou ruins ou esquisitos e outros que eram ótimos e adequados. É por isso que vamos dar algumas dicas especiais para este momento decisivo.

Por onde começar?

Certamente esse é o primeiro passo que se dá na comunicação da empresa. Alguns empreendedores começam pelo seu nome, sobrenome e iniciais, outros pelo ramo do mercado em que atua e tem quem vá até pelos concorrentes.

Mas aqui não vamos ensinar como criar o nome, mas sim que cuidados se deve ter na criação do nome da empresa.

1. Escrita

Escreva os nomes que está pensando quantas vezes forem necessárias: escreva a mão, no computador, em letra manuscrita, maiúscula… enfim, teste para visualizar e materializar a ideia. Nomes curtos são mais fáceis de lembrar!

2. Sonoridade

Fale o nome da empresa, muitas vezes. Repita em voz alta, fale para outras pessoas, peça que outras pessoas falem para você.

Ele soa bem?

3. Pronúncia

Dessa forma você percebe se o entendimento é fácil – tanto para você como para os outros. Teste inclusive com possíveis clientes se tiver essa oportunidade.

4. Interpretação

Converse com outras pessoas em quem confie, não – necessariamente – para pedir opinião, mas para ter um outro ponto de vista, se é um nome que alguém pode achar pejorativo ou que possa se transformar em piadinha. Isso é tudo que você não precisa.

5. Significado

O ideal é que tenha uma história que possa ser contada, pois há pessoas que se interessam e perguntam qual é o significado do nome da empresa.

IMPORTANTE: cuidado com nomes em outras línguas e siglas, pois pode gerar dificuldade da pronúncia. MAS, dependendo do seu segmento e público, pode ser muito adequado.

O nome da empresa é só o primeiro passo, porém um dos mais importantes. Na sequência vem o logotipo e a definição da identidade visual da empresa, mas aí já são outros assuntos para logo mais. ?

Conhece alguém que poderia aproveitar essas dicas neste momento? Compartilhe esse artigo!

Sobre a Autora

Apaixonada e atuante na área de comunicação e marketing há mais de 20 anos, hoje se dedica a melhorar os resultados de marketing de Softwares Houses e empresas de Tecnologia de todo Brasil. Fundadora & CEO da Byte Comunicação, Agência Especializada em Marketing para Software House e TI, Co-criadora do Método Suporte 4Ps. Formada em Comunicação Social e Pós Graduada em Marketing, foi diretamente responsável pelo marketing de uma Software House por mais de 8 anos.

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