As medidas de contenção adotadas em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus gerou grandes impactos nas empresas de softwares despreparadas. As que ainda não estavam nem com o seu posicionamento online e nem com seus serviços preparados para a nuvem e ambiente online sofreram os maiores impactos, uma vez que muitos negócios se viram obrigados a funcionar de portas fechadas.
Para os empresários que atuam por meio de relacionamento interpessoal com seus clientes e fornecedores, o distanciamento social é um grande desafio a ser superado para garantir a sobrevivência da empresa.
Diante esse cenário, especialistas apontam que, no último mês, a busca online por informações sobre Marketing Digital e Delivery teve recorde histórico. Isso demonstra que boa parte dos gestores já percebem que a crise tende a se agravar para aqueles que não possuem uma estrutura online. Esses estão buscando maneiras de diminuir o impacto da pandemia para software houses.
Marketing digital teve um aumento médio de 50% nas buscas do primeiro para o segundo trimestre de 2020 e o Delivery 400% de aumento no mesmo período, tendo o pico no mês de março de 2020 (conforme gráfico abaixo).
Tendências
O aumento do uso de ferramentas tecnológicas nas empresas em geral já é uma forte tendência para atividade empresarial.
O COVID-19 acelerou o processo de modernização dos negócios que estavam com boa base apenas off-line e se viram na necessidade da presença de suas marcas e estruturas de atendimento em plataformas online.
E para que o impacto da pandemia para software houses te atinja o mínimo possível e consiga manter a sua sustentabilidade durante este momento de crise, é importante que o gestor esteja atento a alguns pontos importantes, tais como:
• E-commerce e Vendas online: As vendas por plataformas digitais, aplicativos e lojas online estão em alta e aumentarão ainda mais.
• Cancelamentos e renegociações: A alteração do modo de trabalho neste momento e o impacto nos negócios dos seus clientes poderão exigir uma ação imediata sua quanto a suspensão ou renegociação de alguns contratos e serviços. Se você se antecipar e tomar uma ação antes do seu cliente, pode evitar cancelamentos de recorrência.
Nós também atuamos com serviço de recorrência e essa estratégia deu muito certo. No primeiro pedido de renegociação já definimos uma rota de ação e aplicamos benefícios diferenciados para cada perfil de cliente. Resultado: nenhum cancelamento.
Como o marketing digital pode te ajudar
Marketing digital em um resumo bem simplificado é o uso de estratégias online para atrair e criar um relacionamento com as pessoas, a fim de vender produtos e serviços, ou seja, é a promoção de produtos e marcas com o uso de mídias digitais.
A quarentena intensificou a necessidade das empresas se adequarem às estratégias digitais ou ainda de adequação das estratégias digitais já implementadas.
No caso dos nossos clientes, toda estratégia digital, cronogramas de temas e postagens nas mídias sociais foram reestruturados. Para que estejam alinhados com o efeito causado pela pandemia em cada segmento.
Veja, a seguir, 3 dicas de marketing digital para o seu negócio:
1. Implemente a cultura digital no seu negócio
Possuir um site e um perfil nas redes sociais é o primeiro passo para remodelar sua empresa no atual contexto. Exposição de marca, atendimento e venda online por meio de aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais são uma alternativa eficiente.
Outro ponto importante é aderir ao pagamento online, porque as transações são mais seguras.
2. Fortaleça o contato com seus clientes
Tenha a lista de contato de seus clientes já cadastrados, sempre os mantenha informado sobre ofertas e serviços.
É imprescindível que você ofereça um bom atendimento, pois a tendência durante a crise é que o consumo seja reduzido. E, também, bem mais restrito, resultando em uma maior seletividade por parte do consumidor.
Conserve uma boa imagem da sua marca para seus clientes continuarem a consumir na sua empresa e indicarem seus serviços e produtos para outras pessoas.
3. Adeque seus colaboradores para o novo cenário
Seus funcionários podem contribuir para fortalecer a sua marca em redes sociais e estimular a venda de produtos, seja por meio da interação online com clientes e potenciais consumidores, seja por meio do gerenciamento básico das redes.
Ter uma comunicação online sobre seus produtos e serviços faz com que a venda será através de “branding”, ou seja, por meio da força da marca. Uma estratégia bastante rentável e lucrativa para o negócio.
Outra sugestão para minimizar o impacto da pandemia para software houses é a criação de conteúdo exclusivo para seus clientes. Pois ter um diferencial, criar soluções criativas e dinâmicas gera fortalecimento da sua marca e contribuirá para superar este momento de crise.
E você, como se posicionou? Qual foi o seu movimento durante a pandemia?