Funil de marketing para software house | Byte Comunicação

Qual a importância de desenvolver um funil de marketing para Software Houses?

O funil de marketing é um modelo estratégico formado por um conjunto de fases e gatilhos mentais usado para acompanhar a jornada do cliente e incentivar ele a comprar um produto ou serviço. É um dos conceitos fundamentais do Inbound Marketing e é utilizado para aumentar o número de conversões do seu público-alvo em clientes efetivos.

Funil de marketing x funil de vendas

É muito comum ocorrer a confusão entre esses dois conceitos pela internet. Porém, os dois tem papéis distintos no processo da venda complementam um ao outro.

Enquanto o funil de marketing prepara o consumidor durante as fases iniciais da jornada de compra até o momento em que ele esteja apto para fechar o negócio. O funil de vendas fica responsável pela fase final, uma vez que o cliente já esteja ciente do problema, da solução e a única coisa que falta são os últimos gatilhos para a compra acontecer.

Quais são as etapas do funil de marketing?

O funil de marketing costuma ser sistematizado e dividido em 3 etapas:

  • Topo (Top of the Funnel)
  • Meio (Middle of the Funnel)
  • Fundo (Bottom of the Funnel)

Topo do funil – consciência do problema

A primeira etapa do funil consiste em tornar o cliente ciente da sua própria demanda, pois até então, ele não sabia que tinha um problema. Nesse momento, sua função principal é ter um posicionamento forte como especialista da área. Para isso, você pode investir na produção de conteúdo como:

  • Postagens em blogs
  • Infográficos e checklists
  • Newsletters
  • Anúncios em redes sociais

 

Meio do funil – reconhecimento da solução

Nessa etapa, o consumidor já tem consciência dos seus produtos e serviços, já interagiu com os seus conteúdos e provavelmente já lhe deu informações pessoais como e-mail, nome e idade em troca de algum conteúdo. Cada informação dessa é importante para delimitar cada vez mais quem é o seu público-alvo ideal. Agora, você pode e deve continuar utilizando o marketing de conteúdo para nutrir os seus leads e garantir mais informações específicas acerca do universo que engloba os seus serviços. Podem ser usadas como ferramentas poderosas para o meio do funil:

  • E-books
  • Podcasts
  • Postagens em sites e blogs
  • Minicursos gratuitos
  • Produção de conteúdos mais densos em plataformas como o Youtube

      

Fundo do funil – decisão de comprar

Aqui, o posicionamento da empresa deve ter um caráter mais persuasivo e não apenas informativo. Você já agregou bastante valor para o cliente, porém ele deve ter em mente que para acessar o próximo nível, ele deve fazer um investimento financeiro em seu produto ou serviço. Como recursos de persuasão podem ser usados:

  • Depoimentos de clientes
  • Landing pages voltadas para a persuasão
  • Workshops e webinars

Quais os benefícios de um funil de marketing para software house?

Aumento da produtividade

Com um funil de vendas é possível analisar os resultados estatísticos em primeira pessoa de toda a sua equipe e fazer reuniões estratégicas para corrigir as falhas e fortalecer as táticas que estão dando certo. Assim, a melhoria se torna um processo constante e a produtividade da empresa continua aumentando continuamente.

Conhecimento do público-alvo

Com as ferramentas utilizadas pelos gestores de tráfego e analistas de marketing é possível entender cada vez mais a persona ideal que necessita e compraria os seus produtos. Analisando as métricas em cada etapa do funil de vendas isoladamente, é possível melhorá-lo cada vez mais e converter o máximo possível de visitantes em possíveis clientes e finalmente em consumidores.

Ideias para novos produtos

Com os dados obtidos e os resultados vinculados à eles, também é possível fazer uma análise de mercado, entender a demanda do mercado e identificar o que as pessoas mais buscam naquele momento. Você pode utilizar essas informações valiosas para melhorar cada vez mais seus produtos ou criar produtos novos para aquelas demandas específicas.

Conclusão

Como você pode observar, o funil de marketing torna-se uma ferramenta cada vez mais indispensável para que uma empresa adentre e se destaque no mercado digital, principalmente no setor de softwares e tecnologias onde tudo é muito dinâmico e está constantemente mudando.

Ter essa métricas fornecidas pelos funis de venda pode ajudar você a se adaptar rapidamente a esse fluxo e ter o melhor desempenho possível.

Sobre a Autora

Apaixonada e atuante na área de comunicação e marketing há mais de 20 anos, hoje se dedica a melhorar os resultados de marketing de Softwares Houses e empresas de Tecnologia de todo Brasil. Fundadora & CEO da Byte Comunicação, Agência Especializada em Marketing para Software House e TI, Co-criadora do Método Suporte 4Ps. Formada em Comunicação Social e Pós Graduada em Marketing, foi diretamente responsável pelo marketing de uma Software House por mais de 8 anos.

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