Você já buscou alguma empresa ou serviço na internet quando precisou? E já pensou que seus clientes fazem o mesmo? E aí, eles te encontram? E O QUE eles encontram sobre você?
Se não ficou satisfeito com a resposta a alguma dessas perguntas vem ler este texto e conferir 3 indicativos que já é (ou passou) a hora de investir em marketing digital.
Pergunto mais, quantas vezes você pesquisa e procura indicações de alguma empresa na internet, seja buscando no Google ou nas mídias sociais? Já teve alguma sobre a qual procurou e não encontrou?
O novo hábito digital
A popularização da internet foi um marco, mas a inclusão digital da internet móvel com a chegada dos smartphones em um país que há estatísticas de mais de 1 celular por pessoa, levou a conexão a um patamar estrondoso.
Isso impacta grande e diretamente na forma como as empresas se relacionam com seus clientes (neste caso, seguidores, que podem nem ser clientes ainda!).
Na minha opinião a principal reflexão a se fazer hoje não é “se vou investir em marketing digital ou não” mas “como vou investir da melhor maneira em marketing digital”.
Mas eu só tenho loja física, preciso investir em marketing digital?
O marketing digital hoje é uma necessidade no meu ponto de vista.
Só para se ter uma ideia, um levantamento feito pelo SPC Brasil mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet fazem pesquisas online antes de comprar em loja física.
Será que já é hora de investir em marketing digital?
Há principalmente 3 pontos chave que posso destacar aqui:
1. Seus concorrentes já estão na internet?
Se os seus concorrentes já estão trabalhando a presença online da marca deles e você ainda não, é sinal que em uma busca sobre o mesmo serviço ele será encontrado e você não. Simples assim. E quem o cliente vai procurar?
Caso você já esteja na internet mas note que seus concorrentes tem uma imagem e presença melhores que a sua, está na hora de investir e profissionalizar ou de rever a estratégia.
2. Credibilidade
A internet é um excelente meio para você mostrar a que veio! Dentro da sua estratégia digital você pode mostrar através de textos, imagens, publicações, vídeos ou o que mais tiver em mente todo o seu conhecimento e o quanto domina o seu negócio.
A flexibilidade e abrangência são extremamente amplas, o que torna o processo muito mais rápido e efetivo.
3. Maior capacidade de mensuração
Eu não dispenso e não indico deixar de usar os impressos e materiais antes considerados tradicionais, pois eles são sim muito importantes para compor o branding e a identidade visual da empresa.
Mas vamos considerar que o digital nos permite uma mensuração que nenhum outro material ou publicidade até hoje não permitia. E em tempo real.
É praticamente automático sabermos se uma ação deu certo ou não, se precisa fazer algum ajuste ou se precisa rever a estratégia.
Profissionalize seu marketing
Por isso, mais uma vez, a importância de ter um bom profissional por trás do seu investimento em marketing digital: para planejar e executar as estratégias que trarão melhores resultados ao seu negócio.
E aqui vamos além do marketing digital… já pensou em contar com um departamento de marketing terceirizado?
Sim, é possível! Diria até que bem indicado. Dê uma olhada sobre esse tema no texto da minha parceira Alana M. Fioravante: Ainda na dúvida sobre terceirizar o seu departamento de Marketing?
Espero ter ajudado com essas dicas. Caso tenha algum assunto ou dúvida que gostaria de ver respondida aqui no blog, deixe aqui nos comentários!