marketing digital para venda de softwares

4 estratégias de marketing indispensáveis para venda de softwares

O mercado de softwares no Brasil está em constante expansão e a cada dia que passa, torna-se cada vez mais competitivo seu processo de venda. Portanto, é imprescindível adotar estratégias para se diferenciar diante da concorrência o máximo possível e sair na frente.

Hoje em dia, já não é mais suficiente apenas oferecer softwares de qualidade técnica para aumentar as vendas, mas sim fazer o seu produto ou serviço chegar ao seu cliente das melhores formas possíveis.

Acompanhe 4 estratégias para implantar na sua Software House que podem elevar as vendas para outro patamar.

 

  1. Estude bem seu público-alvo

Ter em mente exatamente quem é o seu consumidor final é o passo fundamental antes de todas as outras etapas do processo de criação.

É preciso ter respostas claras para perguntas como:

  • Qual o perfil do meu cliente?
  • Quais são os seus problemas?
  • Qual o nicho de mercado em que ele atua?
  • Que tipo de solução conseguiria resolver exatamente as dificuldades que ele enfreta?

 

Outro ponto importante, é saber em que fase do processo de compra o seu cliente está. Uma software house que leva em conta as 5 etapas da jornada de compra para venda de softwares consegue obter resultados bem mais expressivos nas vendas. Sendo elas:

 

jornada de compra do cliente

 

  1. Descoberta – Nessa fase, o cliente ainda não sabe que tem um problema. Portanto, o posicionamento da empresa nesse momento consiste em atrair a atenção do cliente para algum tema específico para despertar o seu interesse.

 

  1. Reconhecimento – Aqui, o cliente já sabe que existe um problema ou algum ponto que ele pode melhorar em seu próprio negócio. Assim, ele fica mais aberto para possíveis estímulos de marketing que pode levá-lo a compra.

 

  1. Consideração – Nesse momento, o cliente busca pesquisar as melhores opções possíveis como preço, recomendações, histórico e diferenciais. Cabe a sua empresa já ter preparado essas informações de forma que elas estejam acessíveis e disponíveis para o cliente.

 

  1. Decisão – O cliente finalmente decide que vai efetivar a compra do seu produto ou serviço. É necessária uma postura que transmita segurança ao cliente para que ele não pense que pode se arrepender futuramente.

 

  1. Pós-venda – Essa etapa é fundamental para fidelizar o cliente e garantir que ele continue a fechar futuras negociações com você.

 

 

  1. Invista em marketing de conteúdo para venda de softwares

 

Sim, é isso mesmo. A produção de conteúdos é uma forma de agregar valor para o seu cliente e captar o interesse inicial dele dentro da sua temática. Podem ser usados diferentes meios digitais para gerar tráfego para o seu produto final como: redes sociais, vídeos, blogs e sites.

 

Com o decorrer do tempo, a tendência é que seus conteúdos alcancem cada vez mais potenciais clientes.

 

Essa estratégia associada ao Inbound Marketing, que leva em conta os clientes em diferentes etapas do processo de compras, aumenta a conversão e efetivação de vendas da sua empresa.

 

  1. Analise a concorrência

Com a crescente expansão do mercado de Software Houses nos últimos anos, mesmo que os seus produtos e serviços sejam de alta qualidade, é bem provável que já existam ofertas parecidas no mercado.

 

Portanto, nesse momento, vale a pena investir em diferenciação de forma a mostrar para o cliente que a sua empresa é a melhor opção.

 

Um bom estudo da concorrência ajuda a observar essas métricas do mercado e entender o padrão de qualidade atual. A partir disso, cabe a você se reinventar com estratégias que diferem da média, para conseguir destaque no mercado.

 

  1. Conte com uma agência especializada em marketing para softwares

 

A elaboração de estratégias de marketing, principalmente a integração entre elas, é um processo bem complexo. Por isso, pode valer a pena investir em algum momento em uma empresa especialista em marketing digital para softwares.

 

Com o acompanhamento de uma agência de marketing, podem ser elaboradas estratégias promocionais de sucesso alinhadas com a visão da sua empresa que vão aumentar a lucratividade exponencialmente com o tempo.

 

Dessa forma, o cliente pode ser acompanhado durante todo o processo de vendas, desde o interesse inicial até a compra e no processo de fidelização.

 

Conclusão

 

Além das estratégias citadas acima, existe uma infinidade de outros recursos que podem ser utilizados para potencializar os resultados da sua empresa.

 

A Byte Comunicação é uma agência especializada em marketing digital para software houses que vai ajudar você a dar o próximo passo para o posicionamento da identidade da sua empresa, ou ainda ser o próprio departamento de marketing da sua Software House por pelo menos 1 ano (conheça aqui o programa completo).

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Sobre a Autora

Apaixonada e atuante na área de comunicação e marketing há mais de 20 anos, hoje se dedica a melhorar os resultados de marketing de Softwares Houses e empresas de Tecnologia de todo Brasil. Fundadora & CEO da Byte Comunicação, Agência Especializada em Marketing para Software House e TI, Co-criadora do Método Suporte 4Ps. Formada em Comunicação Social e Pós Graduada em Marketing, foi diretamente responsável pelo marketing de uma Software House por mais de 8 anos.

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