É inegável que atualmente estamos vivendo uma revolução dentro do marketing digital tanto no Brasil quanto no mundo. Desde o desenvolvimento das primeiras empresas e empreendimentos nunca foi possível levar os seus produtos e serviços a um número tão grande de pessoas por meio do marketing digital. Para sobreviver a essa era digital e surfar nas vantagens oferecidas pelas novas ferramentas é necessário se adaptar e reinventar a sua empresa constantemente.
Acompanhe a seguir algumas estratégias específicas para consolidar a identidade do seu negócio no mundo virtual e atrair cada vez mais clientes.
1. Gerencie sua visibilidade nas redes sociais
O primeiro passo para sobrevier no mundo digital, é sem dúvida, estabelecer a sua identidade nas mídias digitais mais usadas.
Pesquisas apontam que os brasileiros passam entre 3 e 4 horas diariamente navegando nas redes sociais. Portanto, é fundamental estar presente nesses meios para levar os seus produtos e/ou serviços até o seu consumidor final.
As redes sociais são um bom ponto de partida para começar a investir no seu posicionamento de marketing no ambiente digital, principalmente pelo seu baixo custo e ótima relação de custo-benefício.
Redes sociais como o Instagram, mais do que apresentar um caráter extremamente visual, oferece uma capacidade de relacionamento que ajuda a aproximar os clientes da sua marca de uma forma mais direta.
Logo, se relacionar é a palavra-chave: responder mensagens, acompanhar os comentários e interagir com seus seguidores é primordial.
E, claro, como o foco aqui é negócio, acompanhar as métricas de alcance para ter o feedback das suas estratégias de marketing.
2. Explore estratégias de Inbound e Outbound Marketing
Enquanto o Inbound Marketing (Marketing de Atração) tem como objetivo a atrair potenciais clientes para o seu software quando ele está procurando por alguma solução, o Outbond Marketing (Marketing de Interrupção) busca ativamente abordar o cliente com seus produtos e serviços.
Resumindo, no Inbound as estratégias visam atrair o cliente até a Software House, enquanto no Outbond, é a SH que vai em busca do cliente.
Dentre as estratégias que podem ser utilizadas para alimentar o seu Inbound Marketing, estão:
- Investir em Marketing de Conteúdo, ou seja, disponibilizar informação relevante para o usuário, seja em vídeo, texto ou aúdio
- Otimizar seu site institucional e blog para SEO
- Explorar seu posicionamento e o conteúdo que você oferece por meio dos seus perfis de redes sociais
Por outro lado, o Outbond Marketing usa estratégias que traçam um perfil de público-alvo específico e encontra ferramentas para ir atrás desse cliente.
Dentre as estratégias mais utilizadas dentro dessa área, podemos destacar:
- Campanhas de anúncios online (tráfego pago), através do oferecimento de anúncio direto para venda ou ainda materiais gratuitos – como e-books
- E-mail Marketing
Como pode observar, ambos se complementam e tem propósitos bem definidos.
Uma gestão estratégica ajuda a utilizar a melhor forma de integração entre essas duas ferramentas e aumentar a conversão de leads para o seu empreendimento.
3. Acompanhe muito bem o seu funil de vendas
Um funil de vendas é muito importante para acompanhar e identificar em que fase do processo de compra o seu potencial cliente se encontra e assim planejar campanhas de forma estratégica.
Dentro de um funil de vendas existem três partes principais:
Topo do funil
Também conhecido como fase da conscientização, nesse momento o seu cliente ainda não conhece os seus produtos, portanto o foco é investir em melhorar a sua visibilidade de marca e começar a gerar leads.
Como principais estratégias podem ser citadas:
- SEO
- VSL’s
- Ebooks
- Postagens em redes sociais com tráfego pago
Meio do funil
Nesse momento, conhecido como fase de interesse, é onde você atrai de fato o cliente para conhecer melhor os seus serviços. Podem ser usadas:
- Campanhas de e-mail marketing
- Outbond marketing
- Webnários e consultorias de forma gratuita
- Marketing de conteúdo
Fundo do funil
Nessa última etapa, também conhecida como fase de conversão é onde todo o foco das suas estratégias devem ser voltadas para fechar o processo de compra.
Nesse momento, que o cliente está já inclinado para finalizar, recursos como: depoimentos, apresentação de resultados, ofertas especiais, descontos e brindes incentivam mais ainda a decisão positiva.
4. Trace metas de marketing de curto, médio e longo prazo
Para se consolidar no mercado deve-se saber que a construção de uma identidade digital demanda tempo e não ocorre por coincidência. Um bom planejamento de marketing envolve estratégias que visam atingir objetivos em curto, médio e longo prazo.
As metas de curto prazo sempre terão como objetivo trazer o máximo de clientes possíveis para aumentar a receita líquida da sua software house. Por outro lado, as estratégias de médio prazo passam a se focar cada vez mais em fidelizar e manter os clientes já conquistados pelos métodos de curto prazo.
Por fim, as últimas estratégias e que demandam mais tempo focam no posicionamento que você almeja ter de um modo geral e a consolidação da sua empresa como autoridade de um determinado nicho de mercado.
5. Invista em uma boa gestão de tráfego orgânico e pago
Investir em estratégias de tráfego é uma boa forma de se diferenciar da concorrência e destacar o seu conteúdo em meio a milhares de sites na internet.
O tráfego orgânico aliado a técnicas de SEO e Marketing de Conteúdo são a melhor forma de gerar clientes com um baixo custo. Nessa modalidade os potenciais consumidores chegam ao seu site por meio de buscas voluntárias e por vontade própria, por isso a importância de estar constantemente produzindo conteúdo para engajar e direcionar o seu público-alvo para o seu produto final.
De outra forma, o tráfego pago requer um investimento para facilitar que os seus clientes cheguem até você. Uma das vantagens dessa modalidade é que você pode escolher as métricas e o perfil que você quer alcançar aumentando assim as chances de realizar conversões.
Ambas as estratégias aliadas trazem benefícios para a sua empresa, portanto, investir em uma agência que faça uma boa gestão de tráfego traz um retorno garantido em resultados.
Conclusão
A melhor forma de aplicar essas estratégias é buscando consultoria e contratando os serviços de uma empresa que tenha experiência dentro da área.
A Byte Comunicação é uma agência especialista em Marketing Digital para Software Houses, com uma metodologia diferenciada de trabalho, podendo ajudar o seu negócio no gerenciamento de áreas como:
- Construção da sua identidade visual
- Criação de websites e landing pages
- Marketing de conteúdo
- Administração de redes sociais
- Gestão de tráfego e campanhas ADS
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