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5 estratégias de marketing digital para começar a aplicar na sua Software House hoje

É inegável que atualmente estamos vivendo uma revolução dentro do marketing digital tanto no Brasil quanto no mundo. Desde o desenvolvimento das primeiras empresas e empreendimentos nunca foi possível levar os seus produtos e serviços a um número tão grande de pessoas por meio do marketing digital. Para sobreviver a essa era digital e surfar nas vantagens oferecidas pelas novas ferramentas é necessário se adaptar e reinventar a sua empresa constantemente.

Acompanhe a seguir algumas estratégias específicas para consolidar a identidade do seu negócio no mundo virtual e atrair cada vez mais clientes.


1. Gerencie sua visibilidade nas redes sociais

 O primeiro passo para sobrevier no mundo digital, é sem dúvida, estabelecer a sua identidade nas mídias digitais mais usadas.

Pesquisas apontam que os brasileiros passam entre 3 e 4 horas diariamente navegando nas redes sociais. Portanto, é fundamental estar presente nesses meios para levar os seus produtos e/ou serviços até o seu consumidor final.

As redes sociais são um bom ponto de partida para começar a investir no seu posicionamento de marketing no ambiente digital, principalmente pelo seu baixo custo e ótima relação de custo-benefício.

Redes sociais como o Instagram, mais do que apresentar um caráter extremamente visual, oferece uma capacidade de relacionamento que ajuda a aproximar os clientes da sua marca de uma forma mais direta.

Logo, se relacionar é a palavra-chave: responder mensagens, acompanhar os comentários e interagir com seus seguidores é primordial.

E, claro, como o foco aqui é negócio, acompanhar as métricas de alcance para ter o feedback das suas estratégias de marketing.

 

2. Explore estratégias de Inbound e Outbound Marketing

 Enquanto o Inbound Marketing (Marketing de Atração) tem como objetivo a atrair potenciais clientes para o seu software quando ele está procurando por alguma solução, o Outbond Marketing (Marketing de Interrupção) busca ativamente abordar o cliente com seus produtos e serviços.

Resumindo, no Inbound as estratégias visam atrair o cliente até a Software House, enquanto no Outbond, é a SH que vai em busca do cliente.

Dentre as estratégias que podem ser utilizadas para alimentar o seu Inbound Marketing, estão:

  • Investir em Marketing de Conteúdo, ou seja, disponibilizar informação relevante para o usuário, seja em vídeo, texto ou aúdio
  • Otimizar seu site institucional e blog para SEO
  • Explorar seu posicionamento e o conteúdo que você oferece por meio dos seus perfis de redes sociais

Por outro lado, o Outbond Marketing usa estratégias que traçam um perfil de público-alvo específico e encontra ferramentas para ir atrás desse cliente.

Dentre as estratégias mais utilizadas dentro dessa área, podemos destacar:

  • Campanhas de anúncios online (tráfego pago), através do oferecimento de anúncio direto para venda ou ainda materiais gratuitos – como e-books
  • E-mail Marketing

Como pode observar, ambos se complementam e tem propósitos bem definidos.

Uma gestão estratégica ajuda a utilizar a melhor forma de integração entre essas duas ferramentas e aumentar a conversão de leads para o seu empreendimento.

 

3. Acompanhe muito bem o seu funil de vendas

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Um funil de vendas é muito importante para acompanhar e identificar em que fase do processo de compra o seu potencial cliente se encontra e assim planejar campanhas de forma estratégica.

Dentro de um funil de vendas existem três partes principais:

 

Topo do funil

Também conhecido como fase da conscientização, nesse momento o seu cliente ainda não conhece os seus produtos, portanto o foco é investir em melhorar a sua visibilidade de marca e começar a gerar leads.

Como principais estratégias podem ser citadas:

  • SEO
  • VSL’s
  • Ebooks
  • Postagens em redes sociais com tráfego pago

 

Meio do funil

Nesse momento, conhecido como fase de interesse, é onde você atrai de fato o cliente para conhecer melhor os seus serviços. Podem ser usadas:

  • Campanhas de e-mail marketing
  • Outbond marketing
  • Webnários e consultorias de forma gratuita
  • Marketing de conteúdo

 

Fundo do funil

Nessa última etapa, também conhecida como fase de conversão é onde todo o foco das suas estratégias devem ser voltadas para fechar o processo de compra.

Nesse momento, que o cliente está já inclinado para finalizar, recursos como: depoimentos, apresentação de resultados, ofertas especiais, descontos e brindes incentivam mais ainda a decisão positiva.

 

4. Trace metas de marketing de curto, médio e longo prazo

Para se consolidar no mercado deve-se saber que a construção de uma identidade digital demanda tempo e não ocorre por coincidência. Um bom planejamento de marketing envolve estratégias que visam atingir objetivos em curto, médio e longo prazo.

As metas de curto prazo sempre terão como objetivo trazer o máximo de clientes possíveis para aumentar a receita líquida da sua software house. Por outro lado, as estratégias de médio prazo passam a se focar cada vez mais em fidelizar e manter os clientes já conquistados pelos métodos de curto prazo.

Por fim, as últimas estratégias e que demandam mais tempo focam no posicionamento que você almeja ter de um modo geral e a consolidação da sua empresa como autoridade de um determinado nicho de mercado.

 

5. Invista em uma boa gestão de tráfego orgânico e pago

Investir em estratégias de tráfego é uma boa forma de se diferenciar da concorrência e destacar o seu conteúdo em meio a milhares de sites na internet.

O tráfego orgânico aliado a técnicas de SEO e Marketing de Conteúdo são a melhor forma de gerar clientes com um baixo custo. Nessa modalidade os potenciais consumidores chegam ao seu site por meio de buscas voluntárias e por vontade própria, por isso a importância de estar constantemente produzindo conteúdo para engajar e direcionar o seu público-alvo para o seu produto final.

De outra forma, o tráfego pago requer um investimento para facilitar que os seus clientes cheguem até você. Uma das vantagens dessa modalidade é que você pode escolher as métricas e o perfil que você quer alcançar aumentando assim as chances de realizar conversões.

Ambas as estratégias aliadas trazem benefícios para a sua empresa, portanto, investir em uma agência que faça uma boa gestão de tráfego traz um retorno garantido em resultados.

 

Conclusão

A melhor forma de aplicar essas estratégias é buscando consultoria e contratando os serviços de uma empresa que tenha experiência dentro da área.

A Byte Comunicação é uma agência especialista em Marketing Digital para Software Houses, com uma metodologia diferenciada de trabalho, podendo ajudar o seu negócio no gerenciamento de áreas como:

  • Construção da sua identidade visual
  • Criação de websites e landing pages
  • Marketing de conteúdo
  • Administração de redes sociais
  • Gestão de tráfego e campanhas ADS

Caso tenha interesse em aprimorar a sua presença digital e elevar os seus resultados para o próximo nível visite o nosso site ou entre em contato diretamente com a nossa equipe via Whatsapp clicando aqui.

Sobre a Autora

Apaixonada e atuante na área de comunicação e marketing há mais de 20 anos, hoje se dedica a melhorar os resultados de marketing de Softwares Houses e empresas de Tecnologia de todo Brasil. Fundadora & CEO da Byte Comunicação, Agência Especializada em Marketing para Software House e TI, Co-criadora do Método Suporte 4Ps. Formada em Comunicação Social e Pós Graduada em Marketing, foi diretamente responsável pelo marketing de uma Software House por mais de 8 anos.

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