Você já deve ter ouvido falar muito sobre Inbound e Outbound quando se fala em Marketing Digital, mas agora vamos falar de um novo termo: o Unbound.
O unbound é um novo tipo de pesquisa que está sendo feita pelo consumidor: a pesquisa sobre a experiência compartilhada e quem não estiver preparado para ela, vai perder muito.
Será que o seu negócio está preparado para o unbound marketing?
Aprenda aqui alguns cuidados e dicas para se preparar para esse novo conceito, que deve ser muito bem pensado e implementado na sua estratégia de marketing – para ontem!
O que é e como funciona o outbound?
O outbound consiste em divulgar amplamente a marca, de maneira a alcançar o maior número de pessoas. Neste momento a informação vai “de dentro para fora”, você quem comunica para a grande massa.
É a estratégia mais indicada quando a empresa precisar se tornar mais conhecida no mercado, está entrando em um novo mercado ou ainda trabalhar o posicionamento e fixação da sua marca.
Nesta fase se usam mídias de maior alcance, com objetivos de atingir o maior número de pessoas para que a nossa marca chegue o mais longe possível.
O que é inbound marketing?
Já o inbound é a comunicação mais direcionada para a atração do público desejado.
Nesta fase a mensagem e a comunicação ficam mais segmentadas, buscando mais diretamente só o público desejado para a marca.
É quando oferecemos mais conhecimento, pois materiais atrativos e conteúdos ricos mostram a nossa autoridade e competência no segmento que atuamos. Além de reforçar a qualidade e dos nossos produtos e serviços.
Os esforços agora são mais focados e afunilados para atrair a persona desejada e conquistar a confiança desses clientes ideais, despertando o interesse dele em se tornar nosso lead.
E agora é o momento do unbound
O unbound é a nova pesquisa: da experiência compartilhada. A pesquisa sobre a experiência ganha muito mais força com as plataformas dedicadas a avaliações.
A experiência compartilhada é aquela de quem experimentou o produto, o serviço ou o atendimento da empresa e compartilha a sua experiência. E cada vez mais o cliente busca e pesquisa sobre isso.
Se antigamente o cliente pedia apenas a opinião dos seus familiares e amigos sobre uma compra ou empresa, hoje ele pesquisa a reputação das empresas e produtos online.
A opinião dos seus amigos e familiares ainda é a mais relevante – mais de 55% segundo pesquisa do Instituto Qualibest de Maio/2018 – mas hoje temos grandes plataformas como o Reclame Aqui, por exemplo.
Há ainda as avaliações do Google My Business e as classificações e recomendações do Facebook, sem contar TripAdvisor, por exemplo, direcionado ao segmento de turismo.
Para vocês terem ideia, em uma recente palestra do Reclame Aqui no Digitalks 2019, foram apresentados os estudos de acesso a plataforma e (pasmem): enquanto mais de 90% dos acessos são de pessoas pesquisando sobre a reputação de empresas apenas 10% são efetivamente para reclamar.
Imagina de quantas pessoas estamos falando que entram diariamente para pesquisar a reputação das empresas, sendo que muitas delas estão no exato momento da compra, na página do carrinho de compras na outra aba do navegador?
Nossa equipe aqui na Byte Comunicação tem o perfil de trabalhar em parceria com os clientes, construindo juntos a melhor estratégia de marketing para ampliar resultados de forma consistente.
Como preparar a software house para o unbound marketing?
- Relacionamento e empatia com os clientes precisam fazer parte do DNA da empresa – isso inclui todos os colaboradores, sem exceção
- Interaja com seus clientes nos seus canais de comunicação, ele nunca pode ficar sem resposta
- Seja próximo do seu cliente, partilhe informações, crie empatia e envolvimento
- Incentive seus clientes a deixarem avaliações e recomendações nos seus canais digitais
Para refletir:
Pessoalmente, cada cliente satisfeito fala da sua experiência positiva para no máximo 3 pessoas enquanto o insatisfeito fala para 10.
Agora imagine ele falando isso nas mídias sociais?