Planejamento de Marketing 2021 para Softwares Houses: já fez o seu?

A chegada de um novo ano renova as energias dos empreendedores e é o momento ideal para traçar objetivos e metas em um planejamento de marketing.

Depois de um ano marcado pela pandemia do coronavírus, os empreendedores precisaram de muita criatividade e agilidade na tomada de decisões para assegurar a saúde financeira de seus negócios.

Portanto, 2021 é uma excelente oportunidade para superar a crise da Covid-19 e fazer seu negócio decolar. Não sabe por onde começar? Inicie com um planejamento estratégico de marketing.

Confira este artigo especial que preparamos para que você comece o ano com o pé direito!

 

O que é um planejamento estruturado de marketing?

O planejamento estratégico de marketing é um documento desenvolvido para guiar as ações de uma empresa em relação ao posicionamento no mercado, seja da própria empresa, seja de um produto específico.

No plano de marketing conterá diversos dados relevantes para seu negócio, tal como detalhes sobre o nicho que a empresa faz parte, por exemplo, informações sobre a concorrência, a estratégia e o mercado.

As estratégias contidas neste planejamento servirão como um Norte até o objetivo final estipulado. É possível estipular dentro do mesmo plano estratégico objetivos para curto, médio e longo prazo.

Dessa maneira, é essencial definir bem as melhores estratégias para sua empresa.

 

A importância do planejamento estratégico em marketing para o sucesso da empresa

Há um ditado muito famoso que diz que alguns males que vêm para o bem.

Com certeza, ninguém gostaria de passar pela crise econômica gerada pelo coronavírus no intuito de fortalecer a empresa.

No entanto, um empreendedor de sucesso deve saber aproveitar até as circunstâncias desfavoráveis em seu favor.

Por isso, o planejamento de marketing é uma ferramenta tão importante para este ano que se inicia.

Evitar o desperdício de recursos em momento de instabilidade econômica pode ser o fator determinante até para a sobrevivência de um empreendimento.

Por exemplo, em 2020, percebemos o impacto no mercado com a mudança do comportamento dos clientes que passaram a ser ainda mais criteriosos na escolha das marcas, produtos e serviços.

Dessa forma, é essencial que você atraia o persona que tenha fit com sua empresa e para isso o plano de marketing é determinante, porque ele traça a sua persona estrategicamente e possibilita ações de comunicação e vendas de forma mais assertiva, consequentemente, gerando uma alta rentabilidade para sua empresa.

Não sabe como elaborar um plano estratégico de marketing? Veja o passo a passo a seguir.

 

6 passos para o plano estratégico de marketing da sua software house

Se você ainda não sabe como fazer um planejamento estratégico de marketing voltado para sua empresa de tecnologia, confira os 6 passos abaixo.

  1. Analise o mercado: Pesquise o que está em alta, conheça sua concorrência e o comportamento dela no mercado, liste todos os diferenciais do concorrente.
  2. Saiba o seu posicionamento: Estabeleça o seu objetivo e posicionamento no mercado. Agora que você já conhece as ofertas do concorrente, o que você sabe sobre seu produto ou serviço? O que é inovador? Diferente? Liste todas as suas possíveis ameaças e oportunidades. Tenha um posicionamento bem definido.
  3. Defina o público-alvo: Conheça o seu consumidor, entenda as necessidades, desejos e defina qual o público que sua empresa deseja atender.
  4. Crie o seu persona: Enquanto o público-alvo é mais abrangente, o persona é o seu cliente ideal. Você deve estudar a persona e o comportamento dela dentro do nicho de atuação da sua empresa.
  5. Estabeleça os canais de comunicação: Definir os melhores canais para alcançar seu público é essencial para atingir seus objetivos. São diversas possibilidades de oferecer seus produtos e serviços, como sites, redes sociais, blogs, podcasts, vídeos e lojas virtuais.
  6. Trace metas: Tenha consciência de onde você pretende chegar e quais são os objetivos que você pretende alcançar com cada estratégia, independente do tempo que possa levar. Não se esqueça de definir prazos, sejam médio, curto ou longo, assim será possível visualizar melhor o caminho percorrido e a linha de chegada.

 

Ainda com alguma dúvida ou precisa de ajuda por onde começar? Fale com a gente!

Sobre a Autora

Apaixonada e atuante na área de comunicação e marketing há 20 anos em empresas de diversos portes e segmentos, hoje me dedico a melhorar os resultados de marketing de Softwares Houses. CEO na Byte Comunicação e sócia fundadora da Agência Ad.6 sou adepta da área desde os estudos de 2º grau técnico, que me levou à fromação em Publicidade e Propganda e Pós/MBA em Marketing pela FGV.

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